sábado, 5 de dezembro de 2015

MOOC e REA

MOOC e REA
O MOOC é um tipo de curso baseado na teoria de aprendizagem Conectivista, na qual não há limites de participantes, restrições de participação ou pré-requisitos, sendo que alguns MOOCs utilizam Recursos Educacionais Abertos (REA). Conectivismo é uma teoria de aprendizagem desenvolvida por George Siemens e Stephen Downes, focada na educação na era digital, que leva em consideração a forma como a tecnologia influencia nas atuais formas de comunicação e aprendizado (SIEMENS, 2004).
Estas plataformas atraem um grande número de estudantes. Como exemplo podemos citar o curso Discrete Optimization, da Coursera. Cerca de 17.000 alunos inscritos. Ao completar todos os exercícios e obter a media 7,0, é fornecido um certificado digital ao aluno.
Alguns exemplos de MOOCs no Brasil e Mundo:

v www.veduca.com.br (Brasil)

Estes cursos na maioria são dados na língua inglesa. Porém algumas plataformas possuem outros idiomas, como o espanhol, francês e chinês. A linguagem pode ser considerada uma barreira para estes cursos. Podemos citar como exemplo o curso Machine Learning, plataforma Coursera, no grupo de estudos do Facebook em inglês era formado por cerca de 1.371 alunos e no grupo de língua portuguesa, apenas 45 alunos.
Porém, esta característica não impede que a plataforma seja utilizada no ambiente de apredizagem. Os alunos que participam do curso se mostram bastante motivados. A utilização da linguagem Python tem conseguido atrair mutos alunos. O curso Coding the Matrix , da Coursera, apresenta um conteúdo avançado de Álgebra, com uma série elevada de exercícios, mais de 200 exercícios em apenas 7 semanas.
Estas plataformas apresentam cursos nas mais diversas áreas. Na área de Educação podemos citar Tic en la Educación, Coursera e Games Elements for Learning, Canvas.

No Brasil este tipo de plataforma educacional ainda está no começo. Mas espera-se que as Universidades Brasileiras se empenhem para produzir cursos na língua portuguesa, para que assim, se possa integrar mais facilmente esta plataforma ao ambiente de ensino.


SIEMENS, George - Connectivism: A Learning Theory for the Digital Age. International Journal of Instructional Technology and Distance Learning, 2(1). (2004) Disponível http://www.itdl.org/journal/jan_05/article01.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário